Vai prestar o vestibular para o curso de
Medicina? Saiba quais serão as mudanças que devem ocorrer em todos os cursos oferecidos no Brasil. No início de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) ditou novas regras para a graduação de Medicina. Entre elas está uma avaliação que deverá ser realizada a cada dois anos, além de uma carga horária mínima de estágio obrigatório remunerado no SUS. As principáis mudanças são:
Acréscimo no número de vagas de residência médica
Um dos principais objetivos do programa Mais Médicos que é de aumentar o número de vagas na residência médica foi listado nas novas diretrizes. O documento aprovado afirma que, até o final de 2018, os programas de residência médica devem ofertar o número de vagas igual a quantidade de egressos dos cursos de graduação em Medicina do ano anterior.
Estágio obrigatório no SUS
Com as novas diretrizes, passará a ser obrigatório que ao menos 30% da carga horária do estágio exigido pelo curso de Medicina, em regime de internato, seja realizado no SUS, nas áreas de atenção básica e em serviço de urgência e emergência. Atualmente, concluir a graduação em Medicina, todos os universitários devem fazer35% da carga horária da graduação em formato de estágio (no mínimo), a fim de pôr em prática o que se aprendeu em sala.
Avaliações
Deve haver a Avaliação Nacional dos Estudantes de Medicina a cada dois anos a fim de medir a qualidade da formação. A verificação será obrigatória e classificará os estudantes para o programa de residência médica. A primeira edição dessa avaliação acontecerá dois anos após a aprovação da medida e será aplicada pelo INEP.
Fonte(s): Agência Brasil, Ministério da Saúde, CNE e INEP.
0 Comentários
O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!